sábado, 21 de julho de 2012

Melhor bolinho de Cenoura


Boa noite, vim trazer um bolinho de cenoura delicioso. Bem fofinho, diferente dos que costumamos ver, pesados e tal. Essa bolinho é super saudável, sem glúten e sem lactose mas ainda assim bem saboroso e nutritivo!
No liquidificador adicione:
  • 1xícara de óleo quase cheia
  • 3 ovos
  • 2 xícara de açúcar
  • 2 cenouras raladas (não muito grandes)


Após bater no liquidificador, transfira a mistura para a batedeira e vá adicionando os outros ingredientes aos poucos.
  • 2 colheres rasas de café de CMC *
  • 1 xícara de fécula de batata
  • 2 xícara de farinha de arroz
Depois de bater bem todos os ingredientes acrescente:
  • 1 colher de sopa de fermento ( pó Royal)
O bolo fica com uma consistência bem grossa mesmo.

Quando você depositar nas forminhas lembre-se de preencher apenas 2/3 da forma. Rende cerca de 18 a 20 cupcakes normais, e mais ou menos 40 minicupcakes.




* CMC é um produtinho bem bacana. Há uma citação dele no vídeo "pasta americana-quebrando mitos". Enfim, ele é um pozinho usado pra umidecer a massa de bolos sem glúten como esse e ainda para auxiliar na modelagem em trabalhos  com pasta americana. (:

Após assados os bolinhos eu recheei e cobri com nutella. Se você não pode consumir leite, substitiua a nutella por uma calda de chocolate em pó. Na decoração fiz uma cenourinha de pasta americana. 



Espero que tenham gostado! 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cupcakes de Inverno

Nesse inverno congelante nada melhor que um chocolate quentinho com marshmallow pra esquentar né?
Por isso vim trazer uma receita que junta essas duas delícias em um cupcake. 

Ingredientes:
  • 240g de chocolate amargo
  • 250g de manteiga sem sal em temp ambiente
  • 4 ovos
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 60 gotinha de chocolate ou chocolate ralado a gosto
  • marshmallows para decolar
Modo de fazer:
  1.  Preaqueça o forno a 180°. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria, numa tigela refretária grande sobre uma panela fervente. Quando derreter ( sem cozinhar), reserve a mistura até amornar.
  2. Bata os ovos e o açúcar até obter um creme leve e espumoso. Acrescente a farinha e o sal e misture. Junte o chocolate derretido e bata até a massa ficar homogênea.
  3. Distribua em 12 forminhas de papel. Salpique o chocolate raladosobre os cupcakese leve ao forno por 15 minutos. Retire (eles devem estar úmidos por dentro).
  4. Coloque um marshmallow ou vários minimarshmallows sobre os bolinhos. Leve ao forno novamente para dourar, bem rápido! Retire e espere uns 5 minutos para servir, porém sirva-os ainda mornos; no auge do sabor.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Para presentear

Cupcakes são fáceis e divertidos de fazer além de serem uma delícia. Use sua criatividade para alegrar o dia de alguém especial.





Bolinhos de Floresta Negra

Esses cupcakes são de Floresta Negra. Massa de Chocolate, recheados com brigadeiro de cerjeas e morangos. Cobri com pasta americana.





Bolinhos de Banana

Quem não adora um bolo de banana quentinho com cheirinho de canela?
Nesses bolinhos eu fiz uma massa de baunilha (você pode usar essência de banana se quizer). O recheio é feito com doce caseiro de banana caturra e quando estavam quase assados salpiquei aquela farinha feita com açúcar e canela.
O bolo foi coberto e modelado com pasta americana. Essa receita é perfeita pra os que sofrem da doença celíaca, ou seja, são intolerantes ao glúten e ainda a quem não pode ingerir lactose porque a pasta americana pode ser feita em casa sem qualquer adição de leite assim como o doce de banana natural e a massa do bolo. Num próximo post trago essa receita livre de glutén e lactose mais detalhada. Espero que tenham gostado. Besos.

      






Cupcakes Girassol

Nunca vi cupcakes mais criativos do que os da Yoyomax12, são incríveis, cada um mais diferente que o outro. Vim mostrar um tutorial lindo em que ela usa o icing pra montar um girassol. Podemos usar essa tecnica pra fazer qualquer flor, é só mudar a cor do incing. No caso do mini cupcake eu somente fiz a massa de chocolate, e ao invéz de colocar o negresco para dar o efeito do miolo da flor coloquei brigadeiro com granulado. Infelizmente vou ficar devendo as fotos desses meus cupcakes mas olhem que lindos os que ela fez.

Flores de Pasta Americana


Voltando às coberturas vou falar de Pasta Americana.
É uma pasta modelável feita de açúcar, semelhante ao fondant dos confeiteiros, que pode ser tingida e transformada nas mais divertidas coisas.
Você pode fazer a pasta em sua casa ou comprar pronta em casas de confeitaria ou distribuidoras de doces. Encontrei um vídeo de um confeiteiro ensinando o ponto exato dessa pasta. 
 
                                                                  


Lembrando que para tingir a pasta americana o corante mais indicado é o gel, pois adere melhor à pasta. Aqui estão algumas flores que modelei.

Descontraindo...


Cupcakes Bizarros

Navegando aqui na internet achei uns cupcakes bens curiosos que me chamaram a atenção. Olha só a criatividade...






Cupcakes do Vovô e da Vovó


Oi gente, hoje vim mostrar pra vocês os meus cupcakes AfterEight. A massa de chocolate é feita com essência de menta e o recheio é brigadeiro trufado de menta com chocolate. A massa é crocante e para alegria dos que não podem consumir leite, nos bolos de chocolate o leite pode  ser substituído por coca-cola. 
Na receita original do AfterEight a cobertura é feita com icing de menta e  depois glaçada em chocolate, tipo nhá benta. 

Mas eu escolhi decorar com Pasta America, porque fala sério, FICA LINDO! Daí só pra descontrair fiz um vovô e uma vovó, espero que tenham gostado. Beijo.









               

Cupcakes de Maracujá



O maracujá é excelente para combinar com doces porque seu sabor azedinho dá um contraste fantástico. Vim trazer aqui uma receita deliciosa de cupcakes de maracujá. Nesse bolinho você pode utilizar como recheio uma mousse de maracujá.
Para esta mousse eu usei:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
Suco de Maracujá "maguary" (3/4 medida da lata)
Misture tudo e reserve na geladeira até que endureça.
Recheie seus bolinhos.
Para cobrir você pode usar chantilly, e por cima uma calda de maracujá caseira.

Para a calda você pode:
Abrir as frutas frescas e retirar a polpa.
Leve ao fogo com algumas colheres de açúcar até que ferva. Depois de fria a calda, pode ser usada para regar a massa antes do recheio ou ainda por cima do chantilly para dar um toque final.



Buttercream & Icing

Boa tarde gentem, hoje vim trazer a vídeo-receita do famoso "icing" americano e do "buttercream" suíço. Pra que gosta de uma cobertura mais consistente e boa para modelar esses dois são perfeitos.

Esse primeiro vídeo é do ButterCream. A receita varia de acordo com a quantidade de massa que se deseja obter.

"Para um bolo de casamento (ou mais de um, dependendo do tamanho)
2 xícaras de claras de ovos (cerca de 12 grandes)
3 xícaras de açúcar
5 xícaras de manteiga amolecida (2 1/2 libras, 10 varas)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Para um bolo de 9 polegadas (mais de enchimento, ou algum de sobra)
1 xícara de açúcar
4 claras de ovos grandes
26 colheres de sopa de manteiga amolecida (3 paus mais 2 colheres de sopa)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o menor valor, se você está apenas praticando (ou o suficiente para cobrir e preencha o bolo de 4 polegadas na foto)
1/4 xícara de açúcar
1 ovo grande branco
manteiga 6 colheres de sopa, amolecida
baunilha 1/4 colher de chá
Bata as claras eo açúcar em uma tigela de metal grande sobre uma panela de água fervente. Misture ocasionalmente até que você não pode sentir os grânulos de açúcar quando você esfregue a mistura entre os dedos.
Transfira a mistura para a batedeira e bata até que fique branca e cerca de dobra de tamanho. (Aqui vai uma dica: quando você transferir para o mixer, certifique-se de limpar a condensação fora da parte inferior da bacia de modo que a água não entra as claras Isso pode impedi-los de chicotadas corretamente.).
Adicione a baunilha.
Por último, acrescente a manteiga um pedaço de pau em um tempo e chicote, chicote, chicote.
Deb nota: Não tenho um ataque de pânico quando isso leva um tempo para vir juntos (apesar de eu cada vez). Um lote de super-grande demorou 15 minutos, mas fez e virá junto. Paciência, Jedis jovens.
E, para torná-lo rosa: queda na lentamente, muito lentamente, corante vermelho até chegar a sua tonalidade desejada rosa. Voila!"

Agora a receita do Icing, mais simples.

 "1/3 xícara de manteiga (temperatura ambiente) 

1/3 xícara de gordura vegetal
500g de açúcar de confeiteiro
 3 colheres de sopa de leite ou água 

aromatizantes (baunilha, extrato de amêndoas, extrato de hortelã, corante clareador) 
Misture a manteiga e encurtando juntamente com batedeira, adicione 1 colher de chá de extrato / aromatizante. Adicione açúcar de confeiteiro, um pouco de cada vez, você não quer que ele voe por todo lado, Adicione 3 colheres de sopa de líquido (leite / água) Bata com batedeira até ficar cremosa brilhante. Adicione mais água / leite um pouco de tempo até adquirir de forma dura e a consistência adequada para decorar bolos / cupcakes pode ser refrigerado por alguns dias ou congelados. Se você fizer isso, re-bata o glacê com batedeira até formar um creme. Neste ponto, você pode adicionar a cor para o glacê para decorar."

Espero que tenham gostado. No próximo post de coberturas, falarei sobre "Pasta Americana" ! 

On the TOP.



Nesse post vou falar sobre coberturas, ou melhor, sobre chantilly. Nos Estados Unidos, onde o cupcake é mais tradicional, não se costuma usar Chantilly, eles preferem o "icing" ou "buttercream". Pra quem prefere seguir a receita mais tradicional vou colocar num próximo post um vídeo de uma receita bem legal de  buttercream também.  Eu particularmente prefiro o chantilly pelo gosto. Quando falamos desse tipo de cobertura, existem no mercado "trilhões" de marcas e é obvio que eu não testei todas. Maas, vou falar aqui das minhas preferencias, entre consistência, sabor e teor de colesterol.
O Chantilly de caixinha ( Longa Vida UHT) se divide em dois modelos, de leite ou de creme vegetal. Esse tipo de produto pode ser encontrado em distribuidoras de doces e a melhor marca de utilizei é a "Puratos", cujo preparo é na batedeira e não exige adição de açúcar. O vegetal é mais saudável e eu não acho grande diferença no sabor. Vou colocar aqui as suas vantagens. (:

  1. 90% menos açúcar se comparado ao Chantypak Tradicional (de leite)
  2. Rapidez no preparo, não contém conservantes.
  3. Não apresenta After Taste. (vestígios de sabor após degustação)
  4. Suavidade, textura leve que dissolve na boca.
  5. 0% de colesterol e gordura trans.




Há também o Chantilly em Spray, que não é recomendado para confeitar cupcakes. Ele tem uma textura mais mole, que não proporciona fixação, derretendo em alguns minutos.
Mas, na minha opnião o CAMPEÃO é o chantilly em pó da marca "TopChantilly" que pode ser encontrado em qualquer distribuidora de doces. É só bater ele com leite gelado e pronto! Ótimo sabor e consistência.
 Vocês também podem usar em lugar do chantilly, o glacê ou merenge que são feitos de claras de ovos batidas.
Testem e depois me digam o favorito!






Primeiras Experiências

Bom, eu sempre fui muito curiosa e foi pesquisando e me jogando em inúmeras tentativas e erros que aprendi o que sei. Vou compartilhar aqui minha primeira experiencia com os bolinhos.Devo confessar que fiz muuita bagunça. Sou realmente um pouco desajeitada. Mas não desanimem, nada que um bom paninho não resolva.


Como eu disse antes, os cupcakes tem muito a ver com a sua criatividade. Você pode escolher a massa que quiser para dar aos bolinhos a consistência que prefira. Vou trazer aqui diversos tipos de massas para os mais diferentes estilos, os práticos, habilidosos, gourmet, veganos e sem glúten.
A primeira massa que fiz foi um tanto quanto prática e qualquer um pode testá-la.
Compre o seu "bolo de mistura" industrializado preferido, adicione três ovos, 1 e 1/2 colher de margarina, 3/4 de xícara de leite e mexa bem. Separe um tabuleiro grande e em forminhas deposite a massa com a ajuda de uma colher. Asse em forno médio por mais ou menos 15 ou 20 minutos. Depois, vem a melhor parte; o RECHEIO! 
Com o bolinho já assado e frio, abra um buraquinho e recheie. Para os mais (famintos ) práticos, fica bem gostoso abrir o leite condensado de caixinha e colocar só um poquinho. Depois voce pode usar a massa que cortou  para fechar o bolinho ou simplesmente cobrir com cobertura. (:

It's all about fun!

O mais legal dos cupcakes é que eles nao possuem uma identidade definida. Tudo pode ser renovado, recriado, personalizado. Adicionando seus ingredientes preferidos à massa do bolo você pode criar a sua própria receita, adicionando cores e coberturas que preferir. O mais importante é deixar a criatividade e imaginação fluir. Assim, cozinhar pode ser uma terapia.

Para começar

 Muita gente pensa que confeitar é algo extremamente, delicado e difícil. Com algumas postagens aqui podemos perceber que com um pouquinho de paciência e dedicação qualquer um pode fazê-lo. Não sou nenhuma expert em doces e muito menos em culinária.Sou apenas alguém criativa, que deseja compartilhar suas experiencias e idéias de modo mais divertido possível. Espero que gostem. ^^